Curso de Falar em Público, Fazer Apresentações e Comunicar com Impacto

ENQUADRAMENTO:

A comunicação é uma ferramenta essencial tanto em ambiente profissional como em contexto pessoal. É de extrema importância desenvolver estratégias que permitam uma boa e eficaz comunicação em público, que permita impactar aqueles que nos ouvem.

 

OBJETIVOS GERAIS:

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos que permitem fazer uma apresentação com impacto perante um público, no que se refere ao discurso e recursos multimédia utilizados.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:

• Desenvolver competências de comunicação verbal e não-verbal;

• Desenvolver competências intrapessoais e interpessoais;

• Capacitar os participantes para apresentações de projetos e conferências de excelência;

• Identificar e dominar as diferentes fases de uma apresentação;

• Reconhecer e aplicar características de um Orador de Sucesso;

• Utilizar os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação;

• Planear uma apresentação;

• Utilizar técnicas de interação com o público.

 

DESTINATÁRIOS:

Professores, Advogados, Estudantes Universitários, Vendedores, Empresários, Consultores, Executivos, Formadores, Técnicos de Formação, Coordenadores/Gestores de Formação, Educadores, Políticos, Profissionais de Relações Públicas, Profissionais Comunicação Social; Profissionais de Marketing e Publicidade, e todos aqueles que na sua vida profissional necessitem de falar bem em publico.

 

PRÉ-REQUISITOS:

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).

 

PLANO CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRMÁTICOS:

Módulo I – A Preparação da Apresentação e do em Púbico:

1.1. Identificar e Combater o Medo;
1.2. Controlo do Nervosismo e da Ansiedade;
1.3. Comunicação não Verbal: Dinamizar a Expressão Corporal;
1.4. Identificação de um Bom Comunicador e Saber Utilizar a Voz;
1.5. Como preparar, planear e desenvolver uma Apresentação;
1.6. Preparação das Notas do Orador;
1.7. Previsão dos Comentários da Audiência e Preparação das Respostas;
1.8. A Importância do Conhecimento do Espaço Físico e do Público.

Módulo II – A Realização da Apresentação e Estar em Público:

2.1. Diferentes Formas de Comunicar;
2.2. Comunicação Eficaz, Controlo e Impacto da Voz;
2.3. Técnicas e Meios para a Comunicação em Público – Postura e Linguagem Corporal, Postura Vocal, Impacto da Voz;
2.4. Técnicas de Autodomínio e Autoconfiança
2.5. Tempo do Discurso / Pausas de Interpretação;
2.6. Análise da Audiência;
2.7. Como cativar e conquistar a audiência;
2.8. Identificar e interagir com a audiência.

3. Realização de Casos Práticos e Simulação de Apresentações

 

METODOLOGIA DA FORMAÇÃO:

O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.

A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.

As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.

As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.

 

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO:

O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.

Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.

 

EQUIPA FORMATIVA:

Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.

CALENDARIZAÇÃO:

Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência:14 de Fevereiro de 2022

Metodologia Presencial:Devido à situação atípica de pandemia, ainda não se encontra calendarizado o curso em formato presencia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscrito: 0 estudantes
Duração: 16:00h
Nível: Avançado