Com o decorrer do tempo a importância da Liderança tem-se tornado mais notória numa organização. Um Líder é quem guia a sua equipa de forma eficaz e eficiente, tendo em conta a cultura da organização.
Pretende-se capacitar o formando para a aplicação o coaching como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, contribuindo para obter o máximo de rendimento no seu trabalho e uma maior capacidade de liderança e motivação das equipas de trabalho. Pretende-se também que o formando fique capacitado para a exploração de elevados níveis de desempenho a nível pessoal e profissional, através da aplicação de técnicas de PNL- Programação Neurolinguística e sistemas de modelização da Excelência Humana.
Pretende-se que o formando fique capacitado, para:
• Desenvolver o processo de auto-conhecimento e de transformação pessoal;
• Aprofundar a escuta ativa e a comunicação eficaz;
• Elevar o nível de auto-reflexão positiva e auto-responsabilização;
• Potenciar o relacionamento interpessoal;
• Promover a liderança pessoal e a liderança de equipas;
• Dominar o processo de coaching;
• Conhecer modelos de coaching e aplicar técnicas de coaching;
• Aplicação de técnicas de Programação Neurolinguística;
• Aplicar algumas técnicas de auto-controlo e gestão da inteligência emocional.
O curso é destinado a:
• Todas os Profissionais que pretendam aplicar o coaching como um processo indispensável à superação pessoal e profissional, promovendo o aumento de rendimento no seu trabalho e uma maior capacidade de Liderança;
• Chefias com responsabilidade na liderança e coordenação de pessoas, Gestores e Quadros de Empresas, Gestores de Equipas, Líderes de Equipas, Coordenadores de Equipas, Consultores, Professores e Formadores.
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome).
Módulo 1 – Conceitos e Tipos de Coaching, Benefícios e Competências Pessoais e Organizacionais
Módulo 2 – Programação Neuro-linguística (PNL): Conceito e Pressupostos – Contributos da PNL para os processos de Coaching
Módulo 3 – Desenvolvimento do um Processo de Coaching com a PNL:
3.1. Explorar o Presente
3.2. A Roda da Vida e outras Rodas
3.3. Projetar o Futuro
3.4. Estabelecimento de Metas
3.5 Construção de Relações Eficazes
3.6. Utilização de Estratégias de Persuasão
Módulo 4 – Orientação de um Processo de Coaching de Equipas:
4.1. Objetivos do Coaching de Equipas
4.2. Fatores Relevantes na Definição do Processo de Coaching
4.3. Definir Estratégias para a Motivação de Equipas
Módulo 5 – Aplicação do Coaching à Liderança:
5.1. Mitos, Traços e Competência do Líder
5.2. Funções do Líder enquanto Coach
Módulo 6 – Ferramentas para a Obtenção de um Elevado Desempenho Pessoal e Profissional:
6.1. Desenvolvimento da Autoconfiança e da Auto-estima
6.2. A Janela de Johari – Padrão Switch.
O curso é ministrado em formato e-learning e em formato presencial. Sendo que, presencialmente apenas irá se desenvolver, quando a situação pandémica, assim o permitir realizar em total segurança.
A formação no formato e-learning, decorre de forma síncrona e assíncrona.
As sessões síncronas serão realizadas, utilizando a videoconferência, permitindo uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros, como se estivessem reunidos em um único local, como se estivessem a ter uma formação presencial em sala. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.
As sessões assíncronas são realizadas através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Este formato permite ao formando estudar / realizar o curso, completamente ao seu ritmo, podendo aceder à formação no local e na hora que lhe for mais conveniente.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
A avaliação dos Formandos é feita mediante uma avaliação de diagnóstico, no início do curso, uma avaliação continua e formativa, com o decorrer do curso e uma avaliação no final de cada módulo e/ou curso, mediante a realização de testes e trabalhos finais.
Os Formandos terão aprovação se os objetivos pedagógicos definidos forem atingidos, sendo que deverão realizar todos os trabalhos / testes propostos com aproveitamento e ter pelo menos 10% de assiduidade nas sessões síncronas e 10% na participação em fóruns de discussão e sessões assíncronas.
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com elevada experiência na área.
Metodologia e-learning, como sessões síncronas via viedoconferência.